Cadeira nº 6: Maria Machado Rodrigues


Dona Pequetita
 A educação rural foi sua missão.
Fotografia do acervo da família.


11.12.1930 – Formou-se Normalista pelo Colégio Imaculada Conceição, de Leopoldina, MG, tendo como paraninfo de sua turma o Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira e, como orador, o filósofo e seu professor, Lydio Machado Bandeira de Mello.
1931 – Inicia seu magistério na localidade denominada  Vargem Linda, zona rural do Distrito de Leopoldina, também conhecida como Lajinha, nas proximidades do aeroporto.
1936 – Passa a lecionar em escola rural, na Fazenda de Lourival de Castro, próxima à divisa de Leopoldina com Além Paraíba.
1937 – Casa-se com seu primo de quarto grau, João Rodrigues. Torna-se Professora da Rede Pública Estadual, sendo lotada na escola rural da Vargem Linda, onde nascem os quatro primeiros de seus onze filhos. Ali passa a desfrutar de grande conceito profissional, mercê de sua dedicação, notável eficiência didática e empenho pessoal na matrícula dos alunos, orientando em suas residências os rurícolas, pais das crianças, ainda desinformados da necessidade de ministrar instrução aos filhos.
1944 – É transferida, a seu pedido, para a escola rural do Bairro da Onça, instalada precariamente em compartimento anexo à capelinha de Santo Antonio.
1945 – Com ajuda do marido e às expensas do casal, sem ônus para o poder público, remaneja a escola para imóvel mais adequado, no Sítio Puris, de propriedade de sua  família.
1946 – Ao final de 1946 exonera-se do magistério público, passando a lecionar apenas para os filhos.
2005 – Falece no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, aos 93 anos, no dia 17 de janeiro de 2005. Foi sepultada em Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.