Regulamento do II Concurso Literário

TEMA: Patrimônio e Memória Leopoldinenses

MODALIDADE
CATEGORIA
Ensino Fundamental I
Poesia
Ensino Fundamental II
Poesia, Conto e Cartum
Ensino Médio
Poesia, Crônica e Cartum
Ensino Superior e
Público em Geral
Poesia, Conto, Crônica e Cartum


CARTUM: desenho caricatural que apresenta uma situação humorística, utilizando, ou não, legendas. 


CONTO: Narrativa pouco extensa, concisa, e que contém unidade dramática, concentrando-se a ação num único ponto de interesse.

CRÔNICA: Narração histórica, ou registro de fatos comuns, feitos por ordem cronológica; texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal, e que tem como temas fatos ou ideias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo, etc., ou simplesmente relativos à vida cotidiana. 

POESIA: Composição poética de pequena extensão; aquilo que desperta o sentimento do belo. 

(Fonte: Dicionário Aurélio eletrônico)


PREMIAÇÃO:


Serão premiados os primeiros colocados em cada modalidade e categoria, no dia 21 de agosto de 2015, às 19:30, no Museu Espaço dos Anjos (Rua Cotegipe, 386 – Centro – Leopoldina/MG).


A Escola com o maior número de alunos participantes no II Concurso Literário será homenageada na cerimônia de premiação.

Os textos classificados em 2º e 3º lugares em cada modalidade e categoria receberão certificados de participação no Concurso.


REGRAS PARA O CONCURSO:

- Conto e crônica: mínimo de 25 e máximo de 80 linhas;

- Poesia: máximo de 2 páginas;

- Cartum: 1 página;

- Fonte: Times New Roman ou Arial – Tamanho: 12 – Espaçamento: 1,5 – Folha: A4 – Margens: esquerda e superior: 3 cm / direita e inferior: 2 cm;

- Os textos participantes deverão ser inéditos;

- Entregar o texto em 3 vias, em envelope lacrado, no período de 15 de junho a 03 de julho de 2015, na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho (Rua José Peres, 4 – Centro – Leopoldina/MG), no horário de 8:00 às 16:00, de segunda a sexta-feira;

- Identificar na folha do texto: pseudônimo, modalidade e categoria;

- Identificar no envelope: nome do autor, pseudônimo, nome da escola, modalidade, categoria, endereço completo, telefone e e-mail para contato;

- Cada envelope deverá ter apenas um texto por categoria. Para participar com mais de um texto, deverá ser utilizado outro envelope de referência e outro pseudônimo.

OBSERVAÇÃO:

Nas modalidades ENSINO FUNDAMENTAL I e II e ENSINO MÉDIO as inscrições deverão ser realizadas pela ESCOLA que selecionará, no máximo, 10 (dez) textos por CATEGORIA;

Os concorrentes deverão utilizar pseudônimo inédito, ou seja, que não tenha sido utilizado em outros concursos ou publicações.

JURADOS: membros da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.